3. Protótipo de Baixa Fidelidade


Um protótipo é um modelo criado na fase de testes ou planejamento de um projeto, que servirá de molde para futuras produções.Os equipamentos de atletismo que criamos na anteriormente também são um tipo de protótipo.

Existem outros tipos de protótipos, como maquetes, por exemplo. Nesta postagem vamos montar um Protótipo de Baixa Fidelidade (PBF) de um aplicativo para celular.

Um PBF consiste em um rascunho ou esboço, geralmente feito em papel, das telas de um aplicativo, essa é uma parte fundamental do processo de criação e pode ajudá-lo a tomar decisões importantes no design. Continuando com o conteúdo de atletismo, vamos montar um app que mede e compara as velocidades médias de um atleta de corrida de pista.

De quais informações precisaríamos?

No atletismo há 8 tipos de corridas de pista (sem barreiras e sem obstáculos) as 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m e 10.000. As corridas até 400 metros são consideradas corridas de velocidade, ou seja ficam por volta abaixo de 1 minuto, já as de 800 e 1.500 metros são de meio-fundo, que ficam por volta de 3 minutos, e as de fundo são as de 5km de 10 km que ficam por volta dos 25 minutos. Assim precisaremos saber qual a prova, para sabermos a distância percorrida, e o tempo, com isso poderemos calcular as velocidades médias do atleta.

Para recolher esses dados o aplicativo deve possuir algum componente em sua tela onde o usuário possa informá-los. De quais formas você insere informações no seu smartphone? Ele consegue recolher informações automaticamente?

Há várias formas de inserir informações em smartphones, campos de texto, caixas de seleção, transcrição de voz e gestos, por exemplo. Também é possível que seu celular recolha informações automaticamente, como sua localização, por meio do GPS.




Para nosso protótipo, qual componente você usaria para que o usuário informasse a distância da prova? E o tempo? Dica: o app pode ter uma função de cronômetro para calcular o tempo do atleta na prova ou treino.

E para apresentar para o usuário as velocidades médias, qual o melhor componente? Uma lista ou gráfico?


Agora mãos na massa! Vamos utilizar os papéis já recortados no tamanho de telas de smartphone e os componentes escolhidos por vocês para montar nosso protótipo. Ao terminar poste uma foto de como ficou nos comentários.



O que você achou de fazer um Protótipo de Baixa Fidelidade? Usar protótipos de papel é uma ótima maneira de testar uma ideia e obter feedback rapidamente. Mostre seu protótipo para seus colegas e pergunte o que eles acharam. Quais outras funções o app poderia ter para auxiliar atletas? Comente também suas ideias!

Um comentário:

  1. Desenvolver um protótipo de papel é bastante interessante porque se nós errarmos é fácil reiniciar e refazer o trabalho. Além disso, a discussão com os integrantes do grupo é mais intensa e todos podem ajudar a montar o protótipo cortando imagens, colando, desenhando... Foi bem interessante. Quando há pensamentos divergentes as pessoas podem discutir e chegar a um denominador comum. Pensar no app para atletas é bem interessante porque podemos pensar antes para não-atletas dentro de uma situação de senso comum, facilitando a proposta.

    ResponderExcluir