4. Reciclagem




A reciclagem é um processo em que usamos produtos que seriam jogados no lixo para produzir novos produtos. Durante o processo de reciclagem o material a ser reciclado sofre alterações em seus estados físico, físico-quimico ou biológico, e após esse processo ele se torna matéria prima para um novo produto.

Vários materiais podem ser reciclados, como por exemplo, o papel. O papel comum (sem ser o reciclado) tem como principal matéria prima a celulose que vem dos caules das plantas, mas após ser utilizado, esse papel pode ser reciclado e ser utilizado novamente. O papel reciclado é produzido através do reaproveitamento das fibras de celulose que ainda existem no papel que já foi utilizado.
Vários outros materiais podem ser reciclados, como latinhas de alumínio, garrafas PET e muito mais!

A reciclagem é uma estratégia muito importante para diminuir a quantidade de lixo que é despejada na natureza, ao reciclar o lixo que produzimos, estamos tornando o mundo melhor!



Você já ouviu falar nos 3 R’s da sustentabilidade?


Os três R’s da sustentabilidade são: Reciclar, Reduzir e Reutilizar. E podem ser considerados como os princípios básicos para diminuir a quantidade de lixo.

Como nós já falamos, reciclar significa produzir novos produtos utilizando produtos já existentes como matéria prima.

Reduzir consiste em diminuir o consumo de determinados produtos, como comprar menos produtos industrializados que utilizam muito plástico nas embalagens, reduzir o consumo de canudos e copos descartáveis e de modo geral, reduzir a produção de lixo.

Reutilizar significa utilizar um item que iria para o lixo pata outra função, como usar potes de maionese para guardar sementes, usar garrafas PET para guardar água ou utilizar potes de sorvete para guardar feijão.


Vamos praticar o que foi aprendido?



Vamos agora construir animais utilizando materiais já usados que temos em casa, como rolinhos de papel, garrafa PET, papelão e copos descartáveis. Cada um pode construir três animais  e contar aos colegas alguma história que pode ter acontecido na vida real e que envolva esses três animais.

Por exemplo: a história de um tubarão que comia vários peixes e a de sua amiga rêmora, que vivia grudada em sua barriga e que se alimentava dos pedaços desses peixes que o tubarão deixava cair. Mãos à obra! 

Vamos nos divertir e aprender, enquanto cuidamos da natureza! Depois compartilhe com a gente o material que você produziu, tire uma foto e nos conte um pouco da história. Até breve!




3. Protótipo de Baixa Fidelidade


Um protótipo é um modelo criado na fase de testes ou planejamento de um projeto, que servirá de molde para futuras produções.Os equipamentos de atletismo que criamos na anteriormente também são um tipo de protótipo.

Existem outros tipos de protótipos, como maquetes, por exemplo. Nesta postagem vamos montar um Protótipo de Baixa Fidelidade (PBF) de um aplicativo para celular.

Um PBF consiste em um rascunho ou esboço, geralmente feito em papel, das telas de um aplicativo, essa é uma parte fundamental do processo de criação e pode ajudá-lo a tomar decisões importantes no design. Continuando com o conteúdo de atletismo, vamos montar um app que mede e compara as velocidades médias de um atleta de corrida de pista.

De quais informações precisaríamos?

No atletismo há 8 tipos de corridas de pista (sem barreiras e sem obstáculos) as 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m e 10.000. As corridas até 400 metros são consideradas corridas de velocidade, ou seja ficam por volta abaixo de 1 minuto, já as de 800 e 1.500 metros são de meio-fundo, que ficam por volta de 3 minutos, e as de fundo são as de 5km de 10 km que ficam por volta dos 25 minutos. Assim precisaremos saber qual a prova, para sabermos a distância percorrida, e o tempo, com isso poderemos calcular as velocidades médias do atleta.

Para recolher esses dados o aplicativo deve possuir algum componente em sua tela onde o usuário possa informá-los. De quais formas você insere informações no seu smartphone? Ele consegue recolher informações automaticamente?

Há várias formas de inserir informações em smartphones, campos de texto, caixas de seleção, transcrição de voz e gestos, por exemplo. Também é possível que seu celular recolha informações automaticamente, como sua localização, por meio do GPS.




Para nosso protótipo, qual componente você usaria para que o usuário informasse a distância da prova? E o tempo? Dica: o app pode ter uma função de cronômetro para calcular o tempo do atleta na prova ou treino.

E para apresentar para o usuário as velocidades médias, qual o melhor componente? Uma lista ou gráfico?


Agora mãos na massa! Vamos utilizar os papéis já recortados no tamanho de telas de smartphone e os componentes escolhidos por vocês para montar nosso protótipo. Ao terminar poste uma foto de como ficou nos comentários.



O que você achou de fazer um Protótipo de Baixa Fidelidade? Usar protótipos de papel é uma ótima maneira de testar uma ideia e obter feedback rapidamente. Mostre seu protótipo para seus colegas e pergunte o que eles acharam. Quais outras funções o app poderia ter para auxiliar atletas? Comente também suas ideias!

2. Uma panela, um Bolt e um Foguete





Existem diversos conhecimentos que nos cercam a todo momento e nos ajudam nos mais diversos momentos do nosso dia a dia. Dentre eles está a Química de Materiais, que se compete a estudar, caracterizar e desenvolver os mais diversos de materiais que nos cercam a todo momento.

O estudo de materiais abarca desde insumos simples como a Lã, utilizada pelo homem desde a idade média, até materiais mais modernos, criados pelo homem, como o caso do polímero (nome técnico para plástico) Teflon, ou Politetrafluoroetileno, é o mesmo material que reveste as panelas antiaderentes e revestiu partes do foguete Saturno V, que levou o homem a lua. 

Só que nem só de panelas e foguetes cuida a engenharia de materiais, os mesmos polímeros que cercam as diversas embalagens e objetos ao nossos redor, se fazem presente também em nossas roupas. A aplicação de materiais como esses em vestuários têm intuído de melhorar as características da peças. 

Uma maior resistência ao atrito, cor, maior secatividade e mais força ao tecido, são as características que a mistura de diversos materiais atribuem a uma peça. Tudo isso é feito conforme modelagens e simulações, em computadores. Esses testes digitais programam e analisam as diversas composições e materiais disponíveis para determinado fim. 

No caso dos atletas, existem muita tecnologia envolvida em seus trajes a fim de que eles possam oferecer o melhor desempenho para o atleta, sendo assim a roupa de Usain Bolt utiliza a química de materiais em suas roupas para os seus treinos e principalmente para as suas provas. Na modalidade do Bolt, o atletismo, é necessário utilizar roupas que auxiliem a sua corrida e que sejam confortáveis e agradáveis na hora de correr.

A engenharia de materiais desenvolve e testa diversos materiais em diversos tipos de situações. Desde esportes aquáticos, como natação até mesmo ao esportes aéreos, como paraquedismo e nas mais diversas condições de frio e ou calor. 

Suor, atrito com a pele, com o ar, ou água. Ou favorecimento de um trabalho muscular, ou mesmo o impedimento dele, são características que os desenvolvedores de materiais esportivos buscam para os trajes, baseados na Ciência dos Materiais.

Sabendo que as modalidades de atletismo são de pista e campo, sendo as de pista as corridas  de 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, 100m, 110m e 400m com barreiras e 3.000m com obstáculos, e as de campo sendo o arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo, lançamento do dardo, salto em distância, salto triplo, salto em altura e  salto com vara (ufa!), além das provas combinadas sendo o decatlo para homens e heptatlo para mulheres: 


Como você construiria uma roupa esportiva para os atletas do decatlo e heptatlo, sabendo que eles realizam várias provas de pista e campo do atletismo? Depois de desenhar a roupa você irá analisar os materiais escolhidos segundo o exemplo, e postar o resultado nos comentários!


EXEMPLO

Peça: Calça Jeans
Cor: Preto
Composição: 90% Algodão, 5% Nylon, 1% Elastano...

Resistência a tração: O materiais estica e com facilidade?
Maleabilidade: O tecido se dobra com facilidade?
Encorpamento: O tecido parece ser mais gorro ou mais fino, você consegue ver o que está dentro da peça, consegue atravessar o tecido com facilidade?
Espessura: O tecido é de espessura fina ou grossa? Permite a fácil transpiração?


1. Quem vence essa corrida?


A- Usain Bolt
B- Guepardo
C- Rinoceronte
D- Elefante asiático


Apesar do Usain Bolt ser considerado o homem mais rápido do mundo, ter quebrado o recorde mundial dos 100m três vezes e correr os 100m em apenas 9s58, nesta corrida Bolt ficaria em penúltimo lugar, ficando na frente apenas do Elefante asiático. Nesse site é possível ver uma simulação de como essa corrida seria.

Mas como assim o Rinoceronte passa na frente do homem mais rápido do mundo?

Na prova em que cravou o atual recorde mundial, Bolt alcançou um pico de velocidade de 44,17 km/h, tendo uma aceleração média de 1,61 m/s². O elefante asiático tem uma velocidade média de 40km/h, o Rinoceronte 50km/h e o Guepardo 120km/h, ou seja o Guepardo faria o 100m em 3s, o Rinoceronte em 7s20 e o elefante asiático 12s.

O vencedor da nossa corrida, o guepardo, é um felino que vive na savana e é conhecido por ser muito rápido e atingir velocidades maiores que 100 km/h em curtos períodos de tempo, é um verdadeiro atleta.

Mas porque será que ele corre tanto?

O guepardo corre muito para conseguir capturar o seu alimento. Ele se alimenta de gazelas, impalas, gnus e muitos outros animais, animais que só um predador de grande porte conseguiria comer.

Você sabe o que é um animal predador?

Os animais predadores são aqueles que se alimentam de outros animais, e essa relação existente entre os predadores e suas presas recebe o nome de predação.

Apesar do guepardo ser um predador, a predação não é a única relação ecológica que ele participa. Se um carrapato estiver vivendo entre os pelos do guepardo e sugando o sangue dele, o guepardo e o carrapato entrarão em uma relação de parasitismo, na qual o guepardo é o hospedeiro e o carrapato o hóspede parasita. Enquanto na predação o predador mata a sua presa para se alimentar, no parasitismo, não é vantajoso para o parasita que o hospedeiro mora, dessa forma, no parasitismo, ambos os organismos continuam vivos.

As relações ecológicas na natureza acontecem dessa forma, onde um mesmo organismo pode participar de diversas relações. Assim como um atleta pode participar de diferentes provas, Bolt corria 100 e 200 metros rasos e 4x100.

Os animais nascem prontos para correr rápido, mas nós humanos precisamos treinar! Para você ser como o humano mais veloz do mundo, ou realizar as outras diversas provas do atletismo como por exemplo arremesso do peso, lançamento do martelo, lançamento do disco etc., você não precisa ter uma pista de atletismo na sua casa, nem o martelo, o disco, nem os pesos oficiais. Você pode adaptar os materiais do atletismo utilizando o artesanato.

Mas afinal o que é artesanato? É a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que realiza trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados. Ou seja vocês utilizarão suas mãos para realizar a nossa confecção.

Nesse vídeo vocês verão como fazer um martelo :)


E nesse aprenderemos a fazer um disco ;)


Agora estão prontos para fazer seu material de atletismo por meio do artesanato? Mãos à obra!!!!! Depois postem uma foto do resultado dos comentários!